Bolsa nos EUA: mais uns sinais

Mercado Desequilibrado pelas Magnificent 7

  • Fraca correlação entre as ações que constituem o S&P500 (conteúdo de Jim Paulsen em Paulsen Perspectives):  “seis dos oito mercados em baixa desde 1980 ocorreram quando a intra-correlação estava abaixo da média, e nenhum ocorreu quando a correlação estava no seu quartil mais elevado. Além disso, seis das catorze correções começaram quando a correlação estava no seu quartil mais baixo e outras três ocorreram quando estava abaixo da média. Embora uma correlação baixa não seja garantia de turbulência no mercado bolsista, aumenta certamente as probabilidades de potenciais dificuldades. A correlação atual está próxima do valor mais baixo dos últimos 25 anos.”

(A correlação intra-mercado mede o grau em que as ações de um mercado se movem em conjunto. Uma correlação elevada sugere que a maioria dos preços das ações no mercado tende a mover-se de forma semelhante, enquanto uma correlação baixa reflete a disparidade dos movimentos dos preços das ações individuais. Graças aos Magnificent 7, a correlação atual é das mais baixas)

P/Es historicamente altos

  • Em Bubble Watch, do Howard Marks, um gráfico da JP Morgan:  “No período de 27 anos, quando as pessoas compraram o S&P a rácios p/e em linha com o múltiplo atual de 22, obtiveram sempre retornos a dez anos entre mais 2% e menos 2%.” 

(O P/E (Price to Earnings) corresponde ao preço da ação dividido pelo lucro líquido por ação. Se uma ação custa 100 euros e o lucro por ação é de 20 euros, 100/20 = 5, ou seja, o comprador da ação está disposto a recuperar o valor do seu investimento em 5 anos. Neste momento, todo o S & P 500 está com um P/E de 22 anos, o que pode indicar uma expectativa de aceleração do crescimento dos lucros )

NVIDIA a amparar empresas de IA


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *